top of page

6 vantagens de ser um Microempreendedor Individual – MEI

  • Rekon Assessoria
  • 25 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma possibilidade simplificada de abertura de um negócio que foi trazida pela Lei Complementar 128/2008 e está em vigor desde 2009. O MEI é um empresário individual que exerce suas atividades pessoalmente. Ele é um profissional autônomo, mas regulamentado como empresa, ou seja, devidamente formalizado perante os órgãos competentes e, por causa disso, ele tem uma série de vantagens que são:


1- Ter facilidade para abrir sua empresa: abrir uma empresa comum pode ser algo complicado e dispendioso, ainda mais para quem exerce a atividade sozinho e não tem um faturamento tão alto assim. Mas o que muita gente não sabe é que o MEI pode sim ser considerado uma empresa, mas com muito menos burocracia no início. Os procedimentos de abertura do MEI são simples e podem ser realizados direto no portal do empreendedor, pela internet.


2 - Ter um CNPJ: o CNPJ é a numeração de identificação das empresas perante a Receita Federal. É como se fosse o CPF da empresa. Como MEI, você tem direito a um CNPJ e isso te possibilita, entre outras coisas, emitir Notas Fiscais. Dessa forma, você fica mais formalizado perante seus fornecedores e clientes, podendo obter descontos em suas compras e comprar direto de distribuidores, com preços muito mais acessíveis. Além disso, com um CNPJ em mãos, você pode abrir uma conta bancária empresarial, contando com linhas de créditos mais vantajosas e taxas de juros bem mais atrativas do que para uma pessoa física.


3 - Estar segurado pelo INSS: uma das principais vantagens de se ter um MEI é estar segurado, ou seja, ter a cobertura previdenciária do INSS, a partir do momento em que se formaliza. Essa cobertura previdenciária abrange aposentadoria por idade, auxílio doença, salário maternidade, entre outros benefícios.


4- Pagar menos impostos: como falamos antes, o MEI tem muitas das vantagens de uma empresa, mas empresas também pagam impostos. Nesse quesito, o MEI sai na frente mais uma vez, pois seu custo com tributos é muito mais baixo do que o de uma empresa comum. Ao invés se recolher todo mês ICMS, Imposto de Renda, ISSQN e tantos outros, o MEI paga, apenas, uma guia com um valor fixo mensal, independente de seu faturamento e obedecido o limite legal anual de enquadramento no MEI.


5- Registrar um funcionário: à medida que seu negócio vai se expandindo, muitas vezes é necessário mais força de trabalho para seguir adiante e nesse ponto o MEI tem mais uma vantagem, pois ele pode registrar a Carteira de Trabalho de até um funcionário.


6 - Vender para o governo: poucos sabem disso, mas o MEI pode participar de licitações públicas, ou seja, ele é apto a vender para o governo, se enquadrando na classe específica de prioridade de empresas do Simples Nacional. Assim, o MEI sai à frente das empresas comuns na hora de comercializar com o governo, pois seus lances tem prioridade no momento da licitação. Nesses casos, o MEI também está isento de apresentar balanço anual na fase de habilitação para contratação.

Com todas essas vantagens fica mais fácil se convencer de que abrir um MEI pode ser a solução que você procurava para legalizar de uma vez por todas o seu negócio.

A Rekon Assessoria pode ajudar você a abrir seu MEI agora. Fale com a gente!


Comments


Fale conosco
Localização e contato

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Rua Francisco Queiroz Caputo, nº 50, Realeza

Juiz de Fora, MG

CEP: 36081-684

 

Tel.: (32) 3249-1923

Cel./Whatsapp: (32) 99903-7770

rekon@rekonassessoria.com.br

www.rekonassessoria.com.br

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Rekon Assessoria 2017 ​© Todos os direitos reservados. 

bottom of page